Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 1000 vagas para a 1ª Turma do curso de Capacitação a distância em Toxicologia Clínica e Ambiental: Exposição a Agrotóxicos.
O prazo para as inscrições é até o dia 25 de setembro de 2017.
O curso é parte integrante do II Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental do Laboratório de Ensino a Distância do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABEAD/IESC/UFRJ).
O curso tem carga horária de 105 horas, com duração de, aproximadamente, 5 (cinco) meses e será oferecido para todo o território nacional, gratuitamente, no formato autoinstrucional.
Público Alvo
Profissionais com formação de nível superior que trabalham em órgãos públicos federais, estaduais e municipais nas áreas de vigilância, atenção em saúde e áreas afins, envolvidos em estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conteúdo
O curso é organizado em 4 (quatro) módulos subdivididos em unidades:
Módulo 1. Fundamentos de Toxicologia e o Modelo de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde
Módulo 2. A degradação ambiental: contribuição da Toxicologia Ambiental para a abordagem da saúde
Módulo 3. As Fases da Intoxicação: contribuições da ciência da exposição e da toxicologia clínica
Módulo 4: Vigilância e Atenção à Saúde por exposição a substâncias químicas: agrotóxicos
Certificação
Ao final do curso será fornecido o certificado de conclusão do curso, emitido pela Pró- Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5), aos alunos concluintes que cursarem todos os módulos e forem aprovados com nota final igual ou maior que 7 (sete).
Coordenação: Prof. Dr. Herling Alonzo - UNICAMP
Clique aqui para mais informações sobre o curso.