Monitora bolsista do NEaD recebe menção honrosa na SIAc

A aluna e monitora Isabel Tavares recebeu Menção Honrosa pelo trabalho "Hanseníase: como as narrativas de adoecimento podem nos ajudar a realizar o cuidado centrado no paciente" apresentado no dia 02 de junho na Semana de Integração Acadêmica de 2023.

Clique no título deste artigo para ler mais.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa de curso crônico causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela tem importância histórica e religiosa, e as condições socioeconômicas desfavoráveis são o principal perfil epidemiológico da doença. A hanseníase pode causar deformidades irreversíveis, caso o manejo seja tardio ou inadequado, o que traz a esses pacientes perda de funcionalidade, determinando limitações no dia a dia e, consequentemente, exclusão social e sofrimento psíquico.

A DIPEx Brasil busca, por meio do primeiro módulo do projeto “Saúde e Cuidado: Compartilhando Histórias”, compartilhar virtualmente as narrativas relacionadas ao adoecimento pela hanseníase no website do projeto, ampliando-se o entendimento sobre o estigma, como isso afeta a relação profissionais-pacientes e que medidas podem ser tomadas para melhorar o cuidado em saúde, visando o desenvolvimento da atenção centrada no paciente, da integralidade e da humanização do cuidado.

O projeto "Saúde e Cuidado: Compartilhando Histórias", do qual o trabalho de Isabel faz parte, é um projeto de cooperação baseado na UFRJ com algumas universidades brasileiras (UERJ, USP, UNICAMP, UNESP, UFBA e UnB) e a DIPEX ('Database' of Individual Patients' Experience of Illness). O projeto contou com o suporte do NEaD na edição dos vídeos do primeiro módulo Hanseníase, no início das atividades, e, neste ano, foi contemplado com uma bolsa de monitoria de apoio pedagógico do NEaD.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Este artigo foi escrito com a colaboração de Isabel Tavares.