As recentes pesquisas em Informática na Educação no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE) tem aberto novas oportunidades didáticas através do uso do computador como recurso tecnológico. O computador, em especial na sua sua capacidade de conectar pessoas e interagir com conteúdos, é capaz de trazer uma grande dinamicidade à educação. O conteúdo digital confere uma disponibilidade imediata a todo o conhecimento que se deseja difundir e permite que se acompanhe em tempo real toda a discussão e evolução da assimilação deste conteúdo por uma comunidade conectada a ele. Isto confere ao conhecimento uma qualidade viva, além da simples exposição e permite que ele seja alvo da interação entre pesquisadores, professores e alunos. O conhecimento trabalhado ativamente, não apenas como educação mas também como produção intelectual nas salas de aula, nos laboratórios e como atividade individual, provê uma forma de divulgar o trabalho de pesquisa e ensino produzido na UFRJ. A divulgação interna feita digitalmente provê um material atualizado e vívido para alunos e docentes, que quando publicado ressalta a importância que a instituição tem como produtora proeminente de material intelectual de qualidade.
O engenho de interação ActivUFRJ é um software livre publicado no repositório de desenvolvedores de software Launchpad. Ele é fruto de vários anos de pesquisa no uso de redes sociais na educação e foi desenvolvido durante dezoito meses por analistas e programadores no Instituto NCE. Ele foi construído com as tecnologias mais atuais para fornecer um desempenho compatível com uma comunidade de mais de 100.000 usuários ativos diariamente. Ele provê de forma integrada um conjunto de ferramentas sociais que normalmente se encontra dispersos em várias outras ferramentas. O uso integrado desta ferramentas foi experimentado por vários anos em diversos cursos e se provou de grande valia para se ter o melhor proveito didático de uma educação digital.
O principal objetivo de se instalar uma plataforma de educação digital é prover um melhor suporte educacional para os cursos de graduação. Neste sentido, todo o material educacional pode ser provido em meio digital e atualizado em tempo real. Os trabalhos elaborados pelos alunos também podem ser elaborados diretamente na plataforma, não só provendo uma uniformidade e organização da entrega como dando uma maior relevância ao esforço do aluno, pois sua contribuição estará disponível para consulta. A plataforma também está programada para facilitar o trabalho de produção cultural, artística e científica, pois ela permite a criação de ambientes específicos para que equipes possam armazenar, compartilhar e publicar os seus trabalhos. A plataforma está sendo instalada para assim facilitar a divulgação do trabalho individual e coletivo, com uma imediata publicação na internet de tudo que se quiser fazer público. Os recursos da plataforma permitem que isto seja feito pelo próprio responsável, sem maiores conhecimentos técnicos. Todo o material assim disponibilizado na plataforma já adquire uma forma apropriada para o ensino e pesquisa interativa seja ela feita de forma presencial ou a distância. A plataforma também estende a facilidade de publicação na internet como uma forma de prover comunicação social para a estrutura acadêmica e administrativa. Desta forma a plataforma pode ser usada por unidades, institutos e decanias para prover a comunicação de toda a sua atividade através da contribuição de cada um dos seus integrantes resultado em uma informação ativa e atualizada que melhor reflete o real empenho e relevância destas organizações.
A plataforma já tem o seu uso educacional comprovado em diversas atividades acadêmicas feitas na própria UFRJ. A disciplina de Psicologia Geral do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina é um caso de sucesso, a três anos usando duas instalações da plataforma ActivUFRJ, a Escola da Paz e a Plataforma da Medicina. Em 2010, duas disciplinas da Pós-Graduação em Tecnologias da Informática Aplicadas à Educação (PGTIAE) foram ministradas com o uso da plataforma. Nestas disciplinas, todo o material de estudo foi construído colaborativamente pelos alunos. O resultado deste trabalho se constitui em um conjunto de aulas digitais que podem ser aplicadas em escolas do ensino fundamental e médio que disponham de computadores. Recentemente as disciplinas de Neuropedagogia I, II, III e Sistemas Colaborativos também estão utilizando as plataformas Escola da Paz e ActivUFRJ. Nestas disciplinas os alunos estão construindo colaborativamente artigos e experimentos relativos ao estudo da metacognição, da microgênese da cognição humana e da construção da inteligência coletiva.